espessante 100% uretânico - viscolam

VISCOLAM PS 166 (ESPESSANTE POLIURETANICO)

CARACTERÍSTICAS FÍSICO/QUÍMICAS
– Natureza Química: Poliuretano hidrossolúvel não iônico
– Aspecto: Líquido viscoso
– Conteúdo sólido: 39 – 41
– Densidade – 25ºC: Aprox. 1,040 g/mL
– pH tal qual: 5,0 – 7,5
– Viscosidade Brookfield: 1000 – 8000 cPs (20ºC – 20rpm)

PROPRIEDADES
VISCOLAM PS 166 tem sido concebido para dar bom equilíbrio em termos de espessamento, nivelamento edesenvolvimento de brilho, não obtidos com os clássicos espessantes e adensantes celulósicos.A normal dosagem requerida de VISCOLAM PS 166 não influência negativamente a resistência a água do filme, tem uma boa compatibilidade com emulsões aniônicas e não iônicas como o acrílico estireno, acrílico, acrílico vinil, poliuretano e dispersão de poliuretano acrílico.VISCOLAM PS 166 é particularmente recomendado como espessante em esmaltes brilhantes aquoso, tintas de emulsão, etc. onde, na combinação com éteres de celulose e/ou espessante poliacrílico, oferece melhor fluxo, nivelamento e desempenho anti-respingo.Graças a sua natureza totalmente sintética, VISCOLAM PS 166 é altamente resistente a degradação de microorganismos.O poder de espessamento depende muito da medida da estrutura, o tamanho das partículas e de emulsificantes da emulsão do polímero, bem como solventes e adições de surfactantes na formulação.VISCOLAM PS 166 pode ser introduzida durante a etapa preparação, depois a dispersão do polímero. A dosagem sugerida pode variar de 0,2 a 2% de acordo com o tipo da formulação e da viscosidade final requerida.Para obter melhor dispersão e evitar qualquer possibilidade de choque eu formação de nódulos, é aconselhável a diluição do produto por pelo menos 1:1 com água e/ou outros cosolventes presentes na fórmula.

ARMAZENAGEM
VISCOLAM PS 166 é estável ao armazenamento prolongado em condições normais.

 

Baixar Boletim Técnico

VISCOLAM PS 202 (MODIFICADOR REOLÓGICO URETANICO)

CARACTERÍSTICAS FÍSICO/QUÍMICAS
– Natureza Química: Poliuretano hidrossolúvel modificado
– Aspecto: Líquido
– Conteúdo sólido: 19 – 21
– Densidade – 25ºC: Aprox. 1,040 g/mL
– Viscosidade Brookfield: 1000 – 6000 cPs (20ºC – 20rpm)

INDICAÇÕES
VISCOLAM PS 202 modificador reológico que permite formular tintas com propriedades newtoniana.VISCOLAM PS 202 é adequado na formulação de uma ampla gama de tintas (a partir de planos de alto brilho).A fim de obter melhor equilíbrio de fluxo e resistência de inclinação, este pode ser usado na combinação com outros espessantes, de origem sintética ou natural.VISCOLAM PS 202 tem as seguintes características:
– Excelente “corpo”, escorrimento e nivelamento
– Alto desenvolvimento de brilho
– Livre de solventes
– Estabilidade sobre uma ampla faixa de pH
– Resistência à degradação microbiana

PROPRIEDADES APLICATIVAS
VISCOLAM PS 202 é específico para o perfil reológico Newtoniano.
Este permite a formulação de brilho e semi-brilho de tintas para aplicação em pincel, com excelentes propriedades de fluxo e nivelamento.Para aplicação em rolo, no entanto, é sugerido usá-lo em combinação com mais outros espessantes pseudo plásticos.VISCOLAM PS 202 tem fortes características associativas, através da formulação e da ligação temporária com a superfície das partículas dos ligantes e emulsões.
VISCOLAM PS 202 tem fortes características associativas, através da formulação e da ligação temporária com a superfície das partículas dos ligantes e emulsões.Como conseqüência, este modificador reológico funciona de modo mais eficiente com pequenas partículas mais finas e dispersas.O surfactante presente nas formulações compete na estabilidade do reticulo associativo e este efeito se manifesta com a redução da viscosidade.Por essa razão é necessária uma atenção especial para o tipo e a quantidade de surfactante que é utilizado, e os efeitos com as combinações com os glicóis, aglutinantes e o nível de cosolventes.Cosolvente insolúveis em água, como Texanol, tem apenas um pequeno efeito sobre a viscosidade e o espessamento da tinta com VISCOLAM PS 202.Cosolventes hidrossolúveis, no entanto, reduz a baixa viscosidade.Etilenoglicol e propilenoglicol têm menor efeito, No entanto Butilcarbitol tem maior efeito de viscosidepressante.VISCOLAM PS 202 modificador reológico que é fornecido como um líquido fluído e produzido livre de solventes.Pode ser adicionado durante qualquer fase do processo produtivo.

ARMAZENAGEM
VISCOLAM PS 202 é estável no armazenamento prolongado sobre condições normais.

 

Baixar Boletim Técnico

VISCOLAM PS 170 AIR (Modificador Reológico)

NATUREZA QUÍMICA
Polímero uretânico não iônico hidrofobicamente modificado (HEUR), hidrossolúvel, livre de solventes e compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis (VOC/SVOC).

CARACTERÍSTICAS FÍSICO/QUÍMICAS
– Aspecto: líquido, amarelo, opalescente
– pH tal qual: 4,0-10,0
– Viscosidade Brookfield: <8000 cPs (25ºC – 10rpm)

PROPRIEDADES
VISCOLAM PS 170 AIR é um espessante poliuretânico livre de solventes e compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis (VOC/SVOC) desenvolvido para obter um bom equilíbrio entre viscosidade, nivelamento e brilho, propriedades difíceis de alcançar ao mesmo tempo usando os éteres de celulose ou espessantes acrílicos comuns.
Comparado aos espessantes acrílicos, VISCOLAM PS 170 AIR dá ao sistema uma estrutura associativa muito mais forte e menos sensível ao cisalhamento, além de não afetar negativamente a resistência à abrasão úmida da tinta. Adicionalmente, VISCOLAM PS 170 AIR pode ser usado em uma ampla gama de pH.
Por sua característica associativa, a eficiência espessante depende fortemente da natureza e tamanho das partículas de látex, e da natureza química dos surfactantes e co-solventes presentes na formulação. Assim, recomendamos fortemente que sejam conduzidos testes de estabilidade e compatibilidade durante o desenvolvimento de formulações com VISCOLAM PS 170 AIR.
VISCOLAM PS 170 AIR é adequado para tintas de esmalte, lacas, etc., nas quais, em combinação com espessantes naturais ou acrílicos tradicionais, dá ao sistema melhores propriedades de fluxo, nivelamento e evita respingos, além de proporcionar seu eficaz poder de espessamento.
VISCOLAM PS 170 AIR pode ser introduzido em qualquer fase de produção de tinta, sem necessidade de pré-diluição. No entanto, para melhores resultados, sugere-se adicioná-lo durante a fase final de produção, após a incorporação da pasta pigmentária.
VISCOLAM PS 170 AIR é especificamente eficaz em médias taxas de cisalhamento (Viscosidade Stormer) e é compatível com outros espessantes poliuretânicos. Se for necessária uma maior viscosidade ICI, sugerimos usar o VISCOLAM PS 170 AIR em combinação com o VISCOLAM PS 202.

ARMAZENAMENTO E MANUSEIO
O produto deve ser armazenado em recipientes fechados a uma temperatura superior à 5°C. Deve ser protegido contra o frio e fontes de aquecimento.
Se armazenado nessas condições o produto mantém suas propriedades no período de 12 meses a partir da data de produção.

Baixar Boletim Técnico

DESEJA MAIS INFORMAÇÕES ?

Entre em contato com nosso time de vendas através do formulário ou do Whatsapp.

Se preferir, ligue para: 11 96399-0680

Se preferir, envie sua mensagem para o e-mail: contato@rsimon.com.br

ENDEREÇO:

Av. Afonso Mariano Fagundes, 1170
Vila da Saúde, São Paulo – SP
04054-001

CONTATOS:

Telefone e Whatsapp:
11 96399-0680
E-mail: contato@rsimon.com.br